Grazie Flavio Galvan al testo in italiano * Remercier Susana Metello le texte français



Homenagens

 
 


Miradouro Amália Rodrigues - Alcochete
Autor: José Salomão
 
 
 
 
Guitarra de Proa - Escultura de Domingos Oliveira

Amália vela por Lisboa

Amália vela por Lisboa
*****
Por: Manuela Silva Reis, Jornal Correio da Manhã, Editado dia 17 de Abril de 2000
*****
A voz de Amália ergueu-se por Portugal, por Lisboa e pelo Tejo e é hoje este mesmo rio que a embala, tal como embalou a criatividade de Camões, um dos seus poetas favoritos, o mesmo que cantou as Tágides às quais ela agora se junta.
É Amália quem desde ontem engrandece a zona ribeirinha da cidade, junto ao Museu da Electricidade, através da obra, "Guitarra na Proa", do escultor Domingos Oliveira.
A Administração do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal e o Governo juntaram esforços para mais uma homenagem à fadista de todos nós, ao fado e a Lisboa e o resultado foi a inauguração do monumento que o seu autor explica como fruto "da inspiração construída pelo meu grande amor e paixão pelo fado", como se pode ler num texto que acompanha o seu currículo.
Numa cerimónia marcada pelas presenças dos ministros do Equipamento Social, Jorge Coelho, e da Cultura, Manuel Maria Carrilho, do secretário de Estado da Administração Marítima e Portuária, Narciso Miranda, e do presidente da Câmara de Lisboa, João Soares, a fadista foi recordada igualmente por artistas como Ada de Castro, Manuela Maria,, Armando Cortez, Io Apolloni, Carlos Zel, João Braga, Vítor de Sousa, familiares e por alguns populares que, ao som da Banda da Armada, dirigida pelo comandante Araújo Pereira, não esconderam uma lágrima de saudade e palavras de muito apreço.
"Ainda me lembro quando Amália morava em Alcântara.
Ela tinha 17 anos e eu 12 e subíamos o Alvito.
Fazíamos companhia uma à outra. Depois ela saiu de lá e nunca mais a vi. Só depois de morta.", lembrava ontem comovida, Laura Fernandes, uma das setenta pessoas em representação da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Alcântara, cuja tesoureira, Maria Anastácia Martins da Silva, de 76 anos, é da opinião que o corpo da fadista "já devia ter sido tirado de onde está. Ela merecia ir para um sítio melhor". E continuou relembrando os tempos em que a jovem Amália passava à sua porta " com a jiga carregada de laranjas".
Antes da cerimónia ter início, com a intervenção da Presidente do Porto de Lisboa, Natércia Cabral, que opinou que agora o povo de Lisboa têm ainda mais razões para visitar o seu rio, e já depois da Banda da Armada ter tocado "Canção do Mar", Manuel Ferreira Rodrigues, um "amaliano convicto e confesso", como fez questão de frisar ao "CM", recolhia junto dos presentes nesta homenagem assinaturas para o projecto "Amália nos Jerónimos", uma pretensão que continua a ser requisitada pelo povo.
"Estamos a viver aqui de uma forma singela, como estou certo agradaria a Amália, um momento de homenagem a Lisboa, a cidade que tanto homenageou", referiu João Soares, presidente da edilidade, agradecendo ao artista plástico Domingos Oliveira "este trabalho notável que rende homenagem ao rio, à cidade e a Amália, de uma forma talentosa".
Para finalizar, afirmou a sua (e dos portugueses) paixão pela fadista "e pela sua memória que importa preservar.
É essa voz que queremos continuar a ouvir para sempre nesta cidade.
É à Amália que aqui estamos todos a amar outra vez".
De modo a enfatizar a importância do nome da fadista para Portugal - "um ícone da cultura musical portuguesa do século XX", nas palavras do ministro da Cultura Manuel Carrilho - João Soares anunciou que o seu nome será atribuído ao jardim, que encima o Parque Eduardo VII, um projecto do engenheiro paisagístico Gonçalo Ribeiro Telles.
A cerimónia terminou com nova actuação de 60 dos 120 elementos da Banda da Armada e com as cordas das guitarras e violas a tangerem por Amália.
Carlos Gonçalves, Luís Ribeiro e Pinto Varela dedilharam as cordas das guitarras e Joel Pina e Lelo Nogueira as das violas