Grazie Flavio Galvan al testo in italiano * Remercier Susana Metello le texte français



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Oiça lá ó senhor vinho

Alberto Janes
*
Oiça lá ó senhor vinho,
Vai responder-me, mas com franqueza:
Porque é que tira toda a firmeza
A quem encontra no seu caminho?
*
Lá por beber um copinho a mais
Até pessoas pacatas,
Amigo vinho, em desalinho
Vossa mercê faz andar de gatas
*
É mau procedimento
E há intenção naquilo que faz
Entra-se em desequilíbrio,
Não há equilíbrio que seja capaz
*
As leis da Física falham
E a vertical de qualquer lugar
Oscila sem se deter
E deixa de ser perpendicular
*
"Eu já fui", responde o vinho,
"A folha solta a bailar ao vento,
fui raio de sol no firmamento
que trouxe à uva, doce carinho
*
Ainda guardo o calor do sol
E assim eu até dou vida,
Aumento o valor seja de quem for
Na boa conta, peso e medida
*
E só faço mal a quem
Me julga ninguém
Faz pouco de mim
Quem me trata como água
É ofensa pago-a,
Eu cá sou assim."
*
Vossa mercê tem razão
E é ingratidão
Falar mal do vinho
E a provar o que digo
Vamos, meu amigo,
A mais um copinho